O mercado imobiliário aposta em tecnologias digitais para inovação e praticidade no lar: confira 3 tendências em destaque!
Automação residencial
Trata-se de uma tecnologia que permite controlar diversos dispositivos eletrônicos e sistemas de uma casa ou apartamento através de um sistema integrado, geralmente gerenciado por um aplicativo ou assistente virtual.
Com a automação residencial, é possível controlar iluminação, climatização, aparelhos de som e televisores, cortinas, persianas e até mesmo sistemas de segurança, tudo através de um único dispositivo, como um smartphone ou tablet. Essa tecnologia proporciona mais conforto, praticidade e segurança aos moradores, além de economia de energia elétrica.
Os sistemas de automação residencial mais avançados utilizam sensores de presença e programações para ativar e desativar aparelhos e sistemas em determinados horários ou quando detectam a presença de pessoas em um ambiente. Por exemplo, é possível programar a iluminação da casa para acender quando uma pessoa entra em um cômodo, e desligar quando ela sai, economizando energia elétrica.
Outra vantagem da automação residencial é a possibilidade de monitoramento e controle remoto da casa. Através de um aplicativo ou assistente virtual, o morador pode verificar se as luzes estão acesas ou apagar todas as luzes antes de dormir, controlar a temperatura do ar condicionado enquanto está fora de casa, ou até mesmo verificar imagens das câmeras de segurança.
Um dos principais benefícios da automação residencial é a segurança. Com essa tecnologia, é possível integrar sistemas de câmeras de segurança, sensores de presença e alarmes em um único sistema de gerenciamento, tornando a casa mais segura e eficiente.
Sensores de presença
Os sensores detectam a presença de pessoas ou animais em um determinado ambiente e acionam dispositivos eletrônicos, como luzes, alarmes ou câmeras de segurança, além de serem úteis para aprimorar a segurança em residências e prédios comerciais.
Quando instalados em sistemas de segurança, eles podem detectar a presença de intrusos e acionar alarmes ou notificações para a polícia ou os proprietários. Além disso, quando utilizados em conjunto com câmeras de segurança, os sensores de presença permitem que as imagens sejam ativadas automaticamente quando detectam uma presença, aumentando a eficiência do sistema de monitoramento.
Já na automação residencial, esse dispositivo possibilita programar o acionamento de luzes ou aparelhos eletrônicos quando uma pessoa entra em um ambiente. Isso pode ser útil para economizar energia elétrica ou proporcionar mais conforto e praticidade no dia a dia.
Além disso, os sensores de presença são utilizados em banheiros e cozinhas, acionando torneiras e descargas automaticamente, auxiliando na economia de água e reduzindo o contato com superfícies, aumentando a higiene e a praticidade.
Câmeras de segurança
As câmeras de segurança já são utilizadas há muito tempo nos imóveis, tanto em áreas internas quanto externas, porém elas passaram por transformações e os modelos atuais estão cada vez mais avançados e sofisticados, oferecendo recursos como:
Resolução de imagem em alta definição: As câmeras de segurança mais modernas têm resolução de imagem em alta definição, o que permite uma melhor visualização dos detalhes das imagens. Com isso, é possível identificar rostos, placas de carro e outras informações importantes em caso de ocorrências;
Visão noturna: Permite a captura de imagens mesmo em ambientes escuros. Esse recurso é muito importante para áreas externas dos imóveis, onde as ações criminosas são mais comuns durante a noite;
Detecção de movimento: Essas podem ser programadas para enviar alertas para o celular do proprietário ou do responsável pela segurança do imóvel caso haja alguma atividade suspeita na área monitorada. Com isso, é possível tomar medidas preventivas imediatamente;
Gravação em nuvem: Permitem que as imagens capturadas sejam armazenadas em servidores externos, garantindo a segurança dos dados mesmo em caso de roubo ou danificação das câmeras;
Integração com assistentes virtuais: Algumas câmeras de segurança podem ser integradas a assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon ou o Google Home, permitindo que o morador acesse as imagens capturadas apenas com comandos de voz;
Câmeras com saída de som: é uma tecnologia relativamente nova no mercado imobiliário, mas estão se tornando cada vez mais populares entre os proprietários de animais de estimação. Essas câmeras possuem microfones embutidos e saídas de som que permitem que os proprietários falem com seus pets mesmo quando estão longe de casa.
A principal vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de tranquilizar os pets em caso de ansiedade ou comportamento destrutivo. Muitos animais de estimação ficam ansiosos ou estressados quando seus proprietários saem de casa, o que pode levar a comportamentos como latidos, miados excessivos, ou até mesmo a destruição de objetos. Com as câmeras de segurança com saída de som, os proprietários podem acalmar seus animais de estimação com a voz ou corrigir comportamentos indesejados mesmo quando não estão em casa.
É esperado que os imóveis novos tenham cada vez mais, recursos tecnológicos a fim de facilitar e agilizar a vida dos moradores. Essas tecnologias não só tornam a vida mais prática e confortável, como também ajudam a economizar energia e aumentam a segurança dos imóveis.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro dos assuntos em alta, no mundo imobiliário!